Cases de sucesso

Revolução das metas de varejo de uma das maiores instituições bancárias do Brasil.

Através da nossa solução foi feita a reavaliação uma nova estrutura de cluster para definir metas operacionais de mais de 4.000 agências bancárias. Antes, somente os dados históricos eram considerados para esta definição.

Isto é, um desafio que envolveu estudo de cenários, definição de métricas e parâmetros multicritérios para adequar as metas para cada unidade de acordo com seu contexto sócio-econômico.

Proposta de valor

Nem sempre a avaliação dos dados históricos consiste na melhor referência para definição de estratégias futuras.

Foi isso que a vice-presidência de varejo de uma das maiores instituições financeiras brasileira constatou ao verificar distorções nas definições de metas operacionais.

Enquanto algumas unidades atingiam as metas com facilidade outras nunca tinham se aproximado da expectativa.

A princípio realizamos um estudo profundo para identificar o esforço médio para a realização de cada serviço prestado nas unidades.

Posteriormente, a partir dos valores definidos foram atribuídos pesos por item e por segmento, garantindo uma escala de valor única utilizando o MacBeth – Abordagem Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA).

Este modelo matemático permitiu a implementação da nossa solução, capaz de comparar itens de grandeza completamente distintas. Como sempre ouvimos do superintendente nacional da área de varejo,  “por causa desta solução conseguimos comparar  laranjas com aviões, se necessário”.

Contudo, mesmo com a aplicação do modelo tendo sido fundamental para medir a produtividade, ainda assim não era suficiente para definir novas de metas de forma justa.

Por esse motivo o projeto avançou para a segunda etapa onde foi criado o modelo de pesos para cada grupo de atividades e também a comparação por cluster.

Desta forma, além de equalizar a grandeza das atividades realizadas pelas unidades, tornou-se possível considerar peculiaridades como a realidade de cada região, município, porte da unidade, público-alvo, e cada com parametrização para cada estudo realizado.

A versão piloto foi disponibilizada em caráter de validação e o resultado foi um sucesso. Mais de 96% dentre as mais de 4.200 unidades emitiu parecer favorável ao modelo, uma vez que as distorções naturais ou extraordinárias foram praticamente extintas.

A partir desta experiência percebemos que tínhamos criado uma solução altamente flexível e adaptável para diferentes verticais de atuação.

Mas nós não paramos por aí. Com base na experiência adquirira ao longo desta jornada, construímos o Normai®. Uma ferramenta altamente eficiente para medir produtividade em diferentes verticais de negócio.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua organização? Fale com um especialista da Takter Brasil.