Iniciar na jornada da automação está cada dia mais simples. Seja pela quantidade de soluções disponíveis, pelas interfaces de desenvolvimento cada vez mais intuitivas e poderosas e até mesmo por custos cada vez mais atrativos e acessíveis para empresas de todos os portes. A popularização da IA generativa também simplificou o acesso às informações mas além disso, se tornou uma poderosa aliada na hora de dar o próximo passo nas automações. Agora, muito além de definir “scripts” que processam planilhas e enviam emails, é possível gerar soluções muito mais robustas e inteligentes, incluindo a capacidade de self-healing (sim, já é possível que um robô ao encontrar um erro faça a própria correção sem intervenção humana). As automações inteligentes, além do alto retorno de valor agregado aos negócios, também potencializam em muitas vezes o retorno sobre o investimento (ROI) e reduzem drasticamente o tempo gasto nos processos.
As vantagens da automação e do uso de inteligência artificial para atingir estes resultados exponenciais já é um fato conhecido pela maioria das pessoas envolvidas com estes temas. Mas muitas vezes é preciso de um empurrãozinho para identificar as grandes oportunidades de utilizar estas tecnologias à favor dos negócios.
Sem mais delongas, vamos apresentar casos reais de automações inteligentes que combinam as melhores tecnologias disponíveis no mercado para gerar valor.
Processamento de faturas
O processamento de faturas é uma tarefa crítica, mas demorada para empresas de todos os tamanhos, considerando a quantidade de dados necessários para coletar, analisar e processar as informações. Aqui, o processamento de documentos habilitado para IA pode desempenhar um papel na extração de documentos de vários recursos e no processamento das informações com mais rapidez. Usando o IDP da AutomationEdge em conjunto com bots RPA e automação de processos de negócios, um importante distribuidor de produtos, Transmed, melhorou seu processo de fatura usando soluções de automação inteligentes.
Todos os dias, a empresa recebe mais de 1.000 faturas, a maioria das quais em formatos exclusivos. Devido à enorme carga de trabalho, havia um risco substancial de erro humano. Além disso, se os problemas não fossem resolvidos, quaisquer erros teriam prejudicado a relação fornecedor-cliente, o que teria resultado em perdas substanciais para a empresa.
Usando a solução de processamento inteligente de documentos da AutomationEdge, a Transmed conseguiu processar 1.000 faturas diariamente usando bots de IA. Com a IA instalada, a Transmed conseguiu melhorar a produtividade dos funcionários em 70%.
Automação da central de serviços
O service desk é a salvação do suporte de TI em qualquer organização. Desde o roteamento de tickets de serviço até a extração de informações para uma resolução mais rápida, o service desk de TI tem muito a oferecer. Com muito gerenciamento e processamento de dados envolvidos, os bots habilitados para IA podem beneficiar tanto os agentes do service desk quanto os clientes ao mesmo tempo. Veja outro exemplo de cliente AutomationEdge.
A Wilsonart, uma empresa de manufatura, estava lidando com muitas solicitações de tickets de serviço, como criação de contas, compartilhamento de pastas e acesso a dados. Lidar com múltiplas violações de dados, gerenciar a recuperação de dados e fornecer suporte operacional 24 horas por dia, 7 dias por semana, era um desafio constante. Usando automação inteligente no processo, a Wilsonart conseguiu agilizar suas operações de central de serviços atribuindo facilmente tickets de serviço ao agente certo para oferecer resolução instantânea e criar um design escalável para lidar com solicitações de tickets de serviço de alto volume. Com a automação inteligente implementada, a Wilsonart alcançou 95% de redução do esforço manual e operações de central de atendimento 100% livres de erros.
Reconciliação de dados
Em empresas que lidam com um elevado volume de transações diárias, o processo de reconciliação pode consumir um tempo considerável. Este desafio é particularmente acentuado nas instituições financeiras, onde as transacções dos clientes constituem o núcleo do modelo de negócio.
Além disso, gerenciar a extração de dados e verificar discrepâncias entre os dados é outro desafio que torna a reconciliação de dados um caso de uso adequado para automação inteligente.
Um de nossos clientes, o HDFC Bank, costumava reconciliar manualmente um grande volume de transações diariamente por meio de referência cruzada de diversas planilhas. Sua equipe de funcionários tinha a tarefa de combinar os lançamentos de vários bancos externos com sua planilha interna de transações diárias para garantir a precisão dos dados. Esse processo não era apenas demorado, mas também sujeito a erros. Para reduzir os esforços manuais e acelerar o processo de reconciliação, a AutomationEdge criou bots RPA para automatizar o processo e colocá-lo em camadas com IA para garantir que os bots possam entender as variações de dados e alcançar uma redução de 90% no TAT no processo de reconciliação.
Integração de funcionários
A integração de funcionários é um processo crítico que dá o tom para a experiência de um funcionário em uma organização. A automação inteligente pode simplificar e acelerar esse processo, automatizando tarefas administrativas, como verificação de documentos, verificações de antecedentes e provisionamento de contas. Os fluxos de trabalho de integração automatizados garantem consistência, conformidade e uma experiência de integração positiva para novas contratações, permitindo que as equipes de RH se concentrem em aspectos mais estratégicos da gestão de talentos.
Um de nossos maiores clientes, o banco Axis, estava lutando para lidar com a tarefa manual e tediosa de combinar detalhes de novos funcionários e lidar com mais de 50 solicitações de verificação de antecedentes de funcionários por dia. Aqui, a solução de automação inteligente da AutomationEdge ajudou a criar um sistema automatizado que atendeu mais de 50 solicitações usando bots de IA e reduziu esforços de 1 FTE.
Processamento de reclamações
O processamento de sinistros com automação inteligente envolve o aproveitamento de tecnologias avançadas, como Automação Robótica de Processos (RPA) e aprendizado de máquina para automatizar e agilizar o fluxo de trabalho de sinistros de ponta a ponta. Desde a extração de dados em formulários de sinistro até a validação e avaliação, a automação inteligente garante um processo simplificado e eficiente, reduzindo a intervenção manual e aumentando a precisão. Essa abordagem não apenas acelera o tempo de processamento de sinistros, mas também ajuda a identificar e prevenir sinistros fraudulentos por meio da análise de dados.
Pronto para fazer usufruit da automação inteligente?
A automação inteligente está remodelando a forma como as organizações operam, oferecendo oportunidades sem precedentes para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a precisão. Desde a simplificação de processos financeiros, como processamento e reconciliação de faturas, até a otimização do suporte de TI por meio da automação do service desk, empresas de vários setores estão colhendo os benefícios da automação inteligente. À medida que a tecnologia continua a avançar, as organizações que adotam e integram a automação inteligente nos seus fluxos de trabalho ganharão, sem dúvida, uma vantagem competitiva no cenário empresarial dinâmico atual.
Esses exemplos de automação inteligente podem ter dado uma ideia de onde sua empresa poderia se beneficiar com soluções de automação inteligente. Se você ainda não tiver certeza, os especialistas da AutomationEdge poderão ajudá-lo a identificar os processos que trariam os benefícios mais significativos por meio da automação. Contate-nos para saber mais.