A ansiedade relativamente a uma recessão que se aproxima é elevada entre os líderes empresariais em todo o mundo. De acordo com o Banco Mundial, à medida que “os bancos centrais de todo o mundo aumentam simultaneamente as taxas de juro em resposta à inflação, o mundo pode estar à beira de uma recessão global em 2023”.
É compreensível que os líderes sejam avessos ao risco enquanto enfrentam a perspectiva de abrandamento da procura. É necessário ficar atento aos custos e certos projetos podem ter de ser colocados em segundo plano.
Mas as recessões também podem ser um bom momento para olhar para o seu negócio com novos olhos e ver onde é possível obter eficiência.
Muitos consideram a automação “à prova de recessão”, uma vez que permite que as empresas joguem no ataque e na defesa ao mesmo tempo – podem poupar custos ao tornarem-se mais eficientes a curto prazo, ao mesmo tempo que fortalecem uma capacidade digital fundamental para o futuro.
Quando implementada corretamente, adotar a automação durante uma recessão pode permitir que sua empresa faça mais com menos e emerja mais forte do que nunca.
Por que a automação é considerada “à prova de recessão?”
Quando as vendas começam a desacelerar, investir no futuro costuma ser a última coisa que passa pela cabeça dos líderes. Afinal, as empresas não deveriam ser conservadoras em tempos de incerteza?
Não necessariamente.
Certos investimentos podem proporcionar poupanças de custos imediatas, ao mesmo tempo que fortalecem uma empresa para o futuro. A consultoria tecnológica Smartbridge disse que a automação robótica de processos (RPA) é “uma das tecnologias que aparentemente não é afetada por crises econômicas ‘semelhantes a uma recessão’”, uma vez que aumenta a eficiência da força de trabalho humana.
Quando os tempos estão difíceis, é da natureza humana ficar na defensiva e proteger o que você tem. Mas aqueles que mantêm o foco no crescimento a longo prazo e investem bem durante estes períodos tendem a sair vitoriosos quando a economia regressa à expansão.
E há este conselho de um dos nossos:
Quando as empresas passam por uma… recessão financeira, as organizações com visão de futuro veem esse tempo livre como uma oportunidade para melhorar os processos internos de negócios. Da mesma forma que muitos funcionários que trabalham em casa de repente tiveram tempo livre para limpar armários e marcar as suas listas de tarefas nesta primavera, as empresas inteligentes estão a posicionar-se para o sucesso no novo normal.
Joe Edwards, gerente sênior de marketing de produto, UiPath
Qualquer tipo de investimento substancial durante uma desaceleração pode parecer arriscado, mas com tantos ventos favoráveis a longo prazo por trás da automação, é um dos poucos que pode fazer o corte.
Em meio a amplas mudanças na força de trabalho, é imperativo fazer mais com menos
Os líderes das empresas têm lutado para acompanhar todas as mudanças na força de trabalho nos últimos anos. Entre a Grande Demissão, a mudança para o trabalho remoto e a escassez de talentos tecnológicos, as empresas tiveram de se adaptar para continuarem a progredir em direção aos seus objetivos.
Com uma recessão no horizonte, muitos procuram reduzir custos para proteger a rentabilidade. Mas esses movimentos podem sair pela culatra.
De acordo com uma análise da Harvard Business Review, “a maioria das empresas implementa planos agressivos de redução de custos para sobreviver a uma recessão. Mas as empresas que se preocupam em melhorar a eficiência operacional se saem melhor do que aquelas que se concentram na redução do número de funcionários.”
Em vez de medidas amplas de redução de custos, as empresas deveriam encontrar formas de se tornarem mais eficientes. Investir em tecnologia de automação de ponta é uma ótima maneira de fazer isso, pois ajuda a reduzir despesas operacionais e ao mesmo tempo estabelece um crescimento de longo prazo.
As empresas que têm um bom desempenho durante a recessão têm uma liderança que se mantém firme no caminho do crescimento e dos lucros a longo prazo e não se apressam a reduzir drasticamente a sua força de trabalho. Com a automação e tecnologias como a RPA, as empresas conseguem ter um desempenho melhor do que a concorrência estritamente defensiva, reduzindo o tamanho a uma taxa menor, melhorando a eficiência das suas operações e estabelecendo as bases para florescer na economia pós-recessão que se seguirá.
NITCO
As pessoas são a força vital das empresas, e aquelas que pensam nos empregados como activos e não como custos tendem a ter um melhor desempenho a longo prazo. Permitir que façam mais com menos pode ajudar as empresas a economizar custos em tempos difíceis, sem sacrificar o crescimento futuro.
Os benefícios vão além de dólares e centavos
É difícil encontrar muitos investimentos que permitam a uma empresa atuar no ataque e na defesa ao mesmo tempo. A automação é única nesse aspecto, mas os benefícios não param por aí.
As vantagens negligenciadas incluem a capacidade de olhar para o seu negócio com novos olhos, preparar a sua força de trabalho para o futuro e permitir que os seus funcionários assumam um trabalho mais criativo.
Ouvimos de nossos clientes que a força de trabalho RPA/digital traz alguns benefícios significativos em uma crise econômica e muitos têm pouco a ver com a tecnologia real. O processo para construir um bot requer documentação detalhada do processo que forneça às pessoas a oportunidade de examinar o “business as usual” com um novo olhar e eliminar desperdícios no processo.
Para melhorar os processos internos e eliminar ineficiências é necessária a adesão do funcionário. Mas as reduções da força de trabalho podem minar o moral e prejudicar o desempenho. Na verdade, o Wall Street Journal entrevistou economistas e descobriu que as empresas que realizaram despedimentos generalizados durante uma recessão “apresentaram um desempenho inferior ao do mercado durante um período de três anos”.
Uma das principais razões para este mau desempenho é que os restantes funcionários são muitas vezes forçados a assumir mais trabalho. Isso tende a deixá-los se sentindo esgotados, desvalorizados e desmotivados.
A automação faz o oposto: os funcionários podem fazer mais com menos e gastar uma parte menor do dia de trabalho em tarefas tediosas. Como eles gostam mais de seus empregos e estão adquirindo novas habilidades, é mais provável que permaneçam por um longo período e cresçam com a empresa.
Dupe Witherick, chefe de automação do J.P. Morgan, mencionou que o banco está “realmente interessado em aprimorar as habilidades e treinar pessoas, para mim é isso que significa preparar sua força de trabalho para o futuro”.
Economia de custos, recursos digitais mais fortes e uma nova visão do seu negócio são alguns dos maiores benefícios de investir em automação durante uma recessão. E não se trata apenas de investimento e liderança durante uma recessão. É fundamental pensar holisticamente sobre como liderar durante e após uma recessão. Fique atento! Teremos mais sobre esse assunto.